SOBRE A BARRAGEM
A barragem do Rio Miringuava está localizada no município de São José dos Pinhais e terá capacidade para armazenar 38 bilhões de litros de água. Este será o sexto reservatório a ser utilizado para o abastecimento público da região metropolitana de Curitiba. A Barragem Miringuava trará benefícios às atividades agrícolas desenvolvidas na Bacia, pois vai garantir vazão regularizada do canal principal do Rio Miringuava. A construção também vai reduzir – nos períodos de cheias - as áreas de alagamento das margens dos rios Miringuava e Iguaçu, nas regiões abaixo da barragem. A bacia hidrográfica do Rio Miringuava já é utilizada como manancial de abastecimento público há mais de 30 anos. Com a captação de água direta do rio, atualmente, o sistema Miringuava oferece menos de mil litros de água por segundo. Após a conclusão da barragem, a Sanepar passará a tratar 2 mil litros de água por segundo, uma vez que o sistema de tratamento já está pronto para atender esse maior volume de água do Rio Miringuava.
INTRODUÇÃO
Fornecimento de projeto, equipamentos e instalação de 18 estações remotas de alerta sonoro para barragens (ZAS) de acordo com as normas estabelecidas na lei nº 12.334 que rege segurança em barragens.
O projeto conta com alimentação principal através de painéis fotovoltaicos, banco de baterias e ainda um sistema de carregamento de baterias para o caso de baixa incidência solar.
As estações remotas estão instaladas num raio de 12 km e a comunicação é realizada de forma ininterrupta via rádios em VHF.
Cada remota do sistema de alerta conta com duas sirenes de alta potência para atender as exigências estabelecidas em projeto para atender cada micro região
INFORMAÇÕES GERAIS
- Fornecimento in-Tech:
- Projetos de instalação
- Projetos elétricos dos quadros
- Projeto de rádios enlace
- Projeto SPDA
- Projeto acústico
- Programas de CLP e Supervisório
- Instalação civil e elétrica;
- Controladores lógicos programáveis
- 20 controladores Altus XP325
- Sistema de Supervisão
- Elipse E3
- Protocolos
- Modbus RTU entre a estação mestre e as remotas
- Modbus TCP entre o sistema de supervisão e os controladores mestre
- HTTP entre o CLP e os controladores de carga do sistema fotovoltaico
DESAFIOS
“A comunicação entre as estações é realizada através de rádios seriais, o que em teoria a comunicação é mais lenta comparada com rádios ethernet, mas o desenvolvimento do software dos controladores foi elaborado visando confiabilidade e eficiência. O tempo de resposta ao comando é de três segundos para qualquer comando individual das remotas e pra disparo geral de todas as sirenes é de dois segundos. Chegar nesta performance foi o grande desafio do projeto”
TOPOLOGIA
VÍDEOS
https://youtube.com/shorts/iKHPfwM-WLA
https://youtube.com/shorts/hsPz1ima8ts?feature=share
https://youtube.com/shorts/VyXntdJuGq0