SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Este projeto tem o objetivo de assegurar oferta de água para 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, para manter a sinergia hídrica nos reservatórios das Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. A Integração do rio São Francisco com bacias dos rios temporários do Semi-árido será possível com a retirada contínua de água equivalente a apenas 1,42% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s).

Fonte: Ministério da Integração Nacional

INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto foi realizar a supervisão e controle via SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) dos IEDs (intelligent electronic device) das 9 subestações para transposição do rio São Francisco e realizar a integração com o Centro de Controle e Operação (CCO). Serviços realizados pela equipe In-Tech Automação e Sistemas. O escopo de programação dos IEDs SEL (Schweitzer Engineering Laboratories) e AREVA foram realizados por uma equipe Toshiba em conjunto com profissionais das fabricantes dos equipamentos.
Esta automação visa fornecer energia às estruturas necessárias à transposição do rio, como: aquedutos, estações de bombeamento, barragens e outras estruturas de controle.

INFORMAÇÕES GERAIS

FERRAMENTAS AUXILIARES

Foram desenvolvidas ferramentas auxiliares para a configuração das bases de dados de todas as subestações, além de ferramentas para montar telas de alarmes para atender os padrões da CHESF e ELETRONORTE. O desenvolvimento destas ferramentas reduziu o tempo de trabalho.


“Redução no tempo de desenvolvimento e integração do sistema” – In-Tech Automação e Sistemas

DESAFIOS

Desenvolver ferramentas auxiliares capazes de facilitar a configuração das bases de dados e das telas de alarmes para os padrões CHESF e ELETRONORTE, bem como reduzir os tempos de trabalho e manutenção.

PARCEIROS