SOBRE O SISTEMA CENTRALIZADO
Este projeto tem por objetivo a implantação de um Sistema Centralizado de Automação e controle operacional de Água e Esgotamento Sanitário, com intervenção em 100 un. operacionais e integração em 200 un. operacionais, englobando hardware, software, centro de controle, sistema de CFTV, sistema de rádio comunicação, instrumentação, painéis de automação, CCMs, inversores, softstarters, multimedidores de energia e instalações elétricas.
Fonte: Consórcio GEL-ACMA-NWM
INTRODUÇÃO
O objetivo deste projeto foi integrar 34 áreas do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito Federal ao Centro de Controle e Operação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).
A integração do sistema de controle e supervisão foi realizada utilizando soluções da fabricante Siemens. Os controladores Siemens S7-300 e S7-400 foram programados utilizando a linguagem gráfica CFC que possibilitou a integração automática da base de dados ao sistema de supervisão WinCC (Siemens).
INFORMAÇÕES GERAIS
- Protocolos de comunicação utilizados:
- Profibus DP, para comunicação com os inversores de frequência, soft starters, válvulas de controle e medidores de vazão.
- Modbus TCP, para comunicação com os multimedidores de energia.
- Profibus PA, para comunicação com os medidores de vazão intrusivos.
- Mais de 25000 tags sendo supervisionados.
- Mais de 2000 pontos de IO’s.
- Programação Gráfica do CLP com a linguagem CFC.
- Funções de programação padrão para todas as áreas.
- Utilização do recurso Multiproject da ferramenta de desenvolvimento Step7 e integração com WINCC.
PADRÃO DE FUNÇÕES E OBJETOS
Foram desenvolvidas funções padrões no CLP e bibliotecas no sistema de supervisão que são utilizadas em todas as áreas do sistema. A padronização de funções e objetos reduziu o desenvolvimento, além de facilitar o diagnóstico de falhas em cada um dos sistemas.
“Funções padrões no CLP, aliadas a linguagem gráfica CFC facilitam o diagnóstico de problemas do sistema” – In-Tech Automação e Sistemas
DESAFIOS
A padronização de funções em uma grande diversidade de sistemas que possuem particularidades, trouxe um grande desafio e diferencial no desenvolvimento do projeto.
PARCEIROS