SOBRE O SISTEMA MIRINGUAVA
O Complexo Miringuava é um sistema formado por um conjunto de obras que abrangem a captação da água bruta no Rio Miringuava, a estação de tratamento, adutoras de grande porte e sete reservatórios construídos em diversas áreas da região metropolitana de Curitiba.
Orçada em R$ 25 milhões, a obra engloba o fornecimento de toda a parte elétrica e de automação. Devido à grandeza e complexidade do sistema, diversas tecnologias e topologias de comunicação foram necessárias para a execução do projeto.
Fonte: Consórcio GEL-ACMA-NWM
INTRODUÇÃO
O objetivo deste projeto foi integrar 22 áreas do Sistema Miringuava, Iguaçú, Passaúna e Alto Iguaçú, entre elevatórias de água, captação e ETA ao Centro de Controle Operacional da Sanepar. Além disso, integramos ao CCO 33 remotas GPRS para aquisição de dados de pressão e vazão. Para esta aplicação, nas elevatórias, captação e ETA foram usados controladores da série Ponto (Altus). Estes controladores comunicam-se com o sistema de supervisão iFix através de rádio Ethernet TCP/IP e possuem interfaces PROFIBUS DP mestre e ModBus RTU mestre. Para as remotas foram utilizados controladores da série FB’s (Altus), que se comunicam com o sistema de supervisão através da tecnologia GPRS.
Também foi escopo do projeto o desenvolvimento de todo o Sistema de Supervisão e Controle em iFix, incluindo mais de 30 telas de operação do sistema, com mais de 300 popups de comandos dos equipamentos e gráficos históricos.
INFORMAÇÕES GERAIS
- Protocolos de comunicação utilizados:
- OPC, para comunicação com o Sistema SCADA iFix.
- Profibus DP, para comunicação com os inversores de frequência e IO’s remotos
- Modbus RTU, para comunicação com os multimedidores de energia.
- Modbus TCP, para comunicação com o servidor GPRS.
- Mais de 15000 tags sendo supervisionados em 6 sistemas de supervisão iFix.
- Mais de 1800 pontos de IO’s.
- 17 enlaces de rádio Ethernet, 5 enlaces de rádio serial e 11 enlaces de rádio modem.
Arquitetura de automação distribuída
Devido à grandeza e complexidade do sistema, diversas tecnologias e topologias de comunicação foram configuradas para a execução do projeto.
“Diferentes tecnologias e topologias de comunicação não foram problemas para executar um serviço de qualidade gerando satisfação do cliente” – In-Tech Automação e Sistemas
DESAFIOS
Implementar uma automação integrada do sistema de abastecimento de água em mais de 50 locais distintos, abrangendo toda Curitiba e Região Metropolitana, possibilitando monitorar e manobrar o sistema remotamente, permitindo melhorar a qualidade do serviço prestado.
PARCEIROS